2º Fase de cosntrução da Rede Eléctrica / Telécomunicações
- Empenho Distinto
- 19 de jul. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de jul. de 2019
Assim que se termine o processo da instalação do quadro de obras, dá-se iniciação ao processo de colocação das caixas:
No caso de uma moradia as o exemplo das caixas necessárias são:
Caixas Baixas (Embutir ou Pladur) depende do tipo de construção.
Este tipo de caixa são apropriadas para situações, como término de circuitos onde já não existe mais derivações.
A mesma se aplica em circuitos directos do quadro, como por exemplo micro-ondas, máquina de lavar, etc.


Caixas Fundas (Embutir ou Pladur) depende do tipo de construção.
Este tipo de caixa são apropriadas para as mais variadas situações, sempre que existe ligações para a derivação de um circuito elétrico, ela permite que exista espaço para a colocação de mais tubos na mesma caixa tendo capacidade para efectuar as ligações se que afete a colocação da aparelhagem eléctrica, como por exemplo: tomadas 230v, interruptores, etc.


Caixas Aplique (Embutir ou Pladur) depende do tipo de construção.
Este tipo de caixa normalmente são colocadas apenas para pontos de ligação de iluminação de parede, conforme indica o nome da caixa para apliques de parede, como por exemplo por trás do espelho do WC ou iluminação em paredes de corredores, hall´s ou até nas salas, mas tambem são uteis para outros pontos de ligação como local de um vídeo-porteiro, intercomunicador, termostato da caldeira etc...


Caixas Quadradas 80x80 (Embutir ou Pladur) depende do tipo de construção.
Este tipo de caixa a sua colocação aplica-se em várias situações, o mais comum é a colocação para o local do Forno, Placa, Fogão, etc… e sempre que existe uma expansão do circuito onde só exista ligações, ou até mesmo utilizada como caixa de passagem de cablagem em casos que a extensão do caminho de cabos seja muito longo, será sempre uma boa opção para facilitar a passagem da cablagem.


Caixas I3 (Embutir)
Esta caixa é utilizada para a conexão das terras do edifício, sendo também utilizada para outros tipo de soluções, como caixa de passagem para derivações de cablagem, outro tipo de ligações ou até para colocação de pequenos transformadores e outros componentes de dimensões reduzidas.
A única diferença que existe é que a caixa I3 para a conexão da terra sempre que se faz o pedido da caixa de terra já vem equipada com o borno de aperto mecânico de cobre para a sua ligação, e a tampa tem gravado o símbolo da terra.
Sempre que o destino da caixa não for para a conexão das terras, não traz equipamento nenhum e as tampas são lisas sem nenhuma gravação, mas existe as tampas com escritura de telecomunicações que na construção hoje em dia não se utiliza a não ser para apenas passagem de cabos.


Existe soluções de caixas idênticas para pladur mas apenas para ligações ou passagens de cabos telecomunicações, não são adequadas para fazer a ligação das terras, por norma a ligação a terra será praticamente sempre colocada em alguma parede de albergaria, o mesmo acontece no quadro elétrico e ATI.

Caixas ATI Telecomunicações (Embutir ou Exterior) depende do local de instalação.
A caixa ATI antes de ser instalada deve ser sempre em função dos pontos de ligação de acesso as telecomunicações, o número de portos de ligação devem ser sempre iguais ou superiores aos que habitação necessita. Caso contrário na altura da colocação dos aparelhos no ATI corre o risco de a caixa nao ter dimensões para mais portos isto porque a peça é predefinida pelo fabricante.
A caixa a imagem abaixo exposta, é para 2 entradas Fibra Óptica, 1 Entrada RJ45, 2 entradas Coaxiais (1 para serviço 1 para antena), 6 saidas de cabo de rede, 6 saídas coaxiais.
Neste caso só seria possível existir 6 pontos de ligação seja de TV ou de rede em toda habitação.
Nota: a caixa seja para embutir ou exterior neste caixa não faz diferença, o que faz o acabamento que será a tampa/porta é que faz o remate, ou seja se for exterior a porta tem o aro que termina na mesma dimensão da caixa, no caso da embutida o aro da caixa tem um aro de cerca de 2cm que faz o remate com a parede.

Caixas Quadro Elétrico (Embutido ou Exterior)
Caixa do quadro elétrico tem que ser coerente com os circuitos necessário da habitação, tendo em conta deixar sempre cerca 20% dos módulos de reserva para futuras ampliações ou alterações, no caso da imagem em baixo exposta é de um quadro de 36 módulos e com base de diferencial dos serviços (EDP).
No exemplo que estou a referir o quadro elétrico iria ficar equipado com cerca de 29 módulos os restantes em reserva.
Na aquisição da caixa do quadro já vem com a porta, barramentos de neutros, barramentos terras, máscaras.

Caixa P100
Esta caixa é para receber o cabo de ramal dos serviço o nível de estanqueidade é de IP65, irá ser instalado um seccionador trifásico (Porta Fusíveis),no caso de uma moradia, essa caixa ficará na fachada ou no muro exterior, será colocada acoplada com a caixa de contador que também tem que estar virada para a fase da rua, para que os técnicos dos serviços tenha acesso a elas sem terem de entrar nas propriedades.

Caixa Contador
Esta caixa como o nome indica será destinada para a instalação do contador dos serviços, o nível de estanqueidade é de IP65, e como já referido, no caso de uma moradia será colocada ou na fachada da habitação ou no muro exterior a fase da rua, de forma a que os técnicos dos serviços tenha acesso a elas sem ter que entrar na propriedade, também como já foi referido esta caixa ficará acoplada a P100.




Comments